Guia completo: ISO 9001 >> 8 Operação >> 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.1 Generalidades
Pra que serve esse item?
Alguns setores trabalham em constante desenvolvimento de novos projetos, outros passam por isso apenas quando vão lançar um novo produto ou serviço. Isso varia de acordo com a natureza da atividade. Há também, organizações que produzem apenas um único produto ou prestam apenas um tipo de serviço por muitos e muitos anos.
Veja a diferença entre Processo e Projeto.
Exemplo
Um professor precisa planejar e desenvolver suas aulas, definir os temas que serão abordados, as atividades que serão passadas, etc. Mas imagina um professor de cálculo na faculdade de engenharia, ele dá essas aulas há 10 anos, ele já sabe as dúvidas dos alunos antes mesmo deles perguntarem. Agora imagine esse mesmo professor, com toda essa experiência, desenvolvendo uma pesquisa específica. Mesmo que essa pesquisa esteja sendo feita a 10 anos, cada dia de trabalho é diferente do outro. Enquanto a cada semestre as aulas se repetem, a pesquisa avança enquanto ela durar.
Definir um processo de projeto e desenvolvimento irá ajudar na organização de ideias, na análise de resultados e na definição de possíveis mudanças no planejamento.
O que a Norma quer dizer?
A Norma quer que a organização desenvolva novos projetos de forma organizada. Apesar do projeto não ter uma repetição, o desenvolvimento do projeto pode seguir um padrão, por exemplo o ciclo PDCA, planejar, executar, verificar e agir. Mesmo que o resultado do projeto possa ser imprevisível, como em uma pesquisa, a Norma quer que a organização, na medida do possível, o mantenha sob controle, siga um planejamento.
Veja o conceito de ciclo PDCA.
Como atender à Norma?
Para atender a Norma, a organização deve definir um procedimento para orientar o desenvolvimento de novos projetos. Além de definir, precisa garantir que o procedimento será seguido e utilizado no processo de projeto e desenvolvimento. Esse procedimento pode ser inspirado no ciclo PDCA.
Como o Portal ISO pode ajudar?
No Portal ISO a definição dos processos é feita utilizando a ferramenta SIPOC (Suppliers-fornecedores, Inputs-entradas, Process-processo, Outputs-saídas e Customers-clientes). Mas é possível acrescentar muitas outras informações nos nossos processos, como responsáveis, atividades, etc. O Portal ISO não é um software para gestão de projetos, mas ele tem a ferramenta Plano de Ação 5W2H que pode ser utilizada para gerenciar pequenos projetos. No Plano de Ação do Portal ISO podemos criar atividades e tarefas, atribuir responsabilidades, definir prazos, entre outros.
O Portal ISO é um software completo para gestão da qualidade, desenvolvido pela RegistroCom.Com em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o Portal ISO, um software de gestão da qualidade com qualidade ISO 9001, segurança ISO 27001, melhor preço do mercado, teste grátis e muito mais.
O que a Norma diz?
“8.3.1 Generalidades
A organização deve estabelecer, implementar e manter um processo de projeto e desenvolvimento que seja apropriado para assegurar a subsequente provisão de produtos e serviços.”
Veja mais em:
8.1 Planejamento e controle operacionais
8.2 Requisitos para produtos e serviços
8.2.1 Comunicação com o cliente
8.2.2 Determinação de requisitos relativos a produtos e serviços
8.2.3 Análise crítica de requisitos relativos a produtos e serviços
8.2.4 Mudanças nos requisitos para produtos e serviços
8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.1 Generalidades
8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento
8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento
8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento
8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento
8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento
8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente
8.4.1 Generalidades
8.4.2 Tipo e extensão do controle
8.4.3 Informação para provedores externos
8.5 Produção e provisão de serviço
8.5.1 Controle de produção e de provisão de serviço
8.5.2 Identificação e rastreabilidade
8.5.3 Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos
8.5.4 Preservação
8.5.5 Atividades pós-entrega
8.5.6 Controle de mudanças
8.6 Liberação de produtos e serviços
8.7 Controle de saídas não conformes