Guia completo: ISO 9001 >> 8 Operação >> 8.5 Produção e provisão de serviço
8.5.6 Controle de Mudanças
Pra que serve esse item?
Mudanças nem sempre são desejadas, pois podem envolver ganhos e perdas, mas algumas vezes são necessárias e inevitáveis. Se olharmos apenas para as vantagens, depois podemos ser surpreendidos negativamente. Precisamos conhecer os possíveis efeitos colaterais para nos prepararmos, não sermos pegos de surpresa e eliminar ou diminuir seu impacto.
Exemplo
Imagine que você foi escolhido para planejar um churrasco para família. E cada participante irá pagar o valor suficiente para cobrir as despesas do evento. Um item importante para esse planejamento é a quantidade de pessoas que irão participar do churrasco, as despesas estarão diretamente ligadas a isso. Se na véspera do churrasco a quantidade de pessoas dobrar, o planejamento pode ficar comprometido. Mudanças serão necessárias, como realizar uma compra de última hora, por um preço maior que o encontrado anteriormente.
Algumas vezes as mudança são inevitáveis, mas controlá-las diminuirá as chances de surpresas posteriores. Ainda no nosso exemplo, imagine que além de todo o trabalho que você teve para planejar o churrasco, você ainda ficou no prejuízo e pagou as despesas extras decorrente da mudança que não foi avaliada corretamente.
O que a Norma quer dizer?
A Norma não proíbe mudanças, nem mesmo as de última hora, pois algumas delas são urgentes. O que a Norma quer é que a organização controle essas mudanças, ela não quer que as mudanças funcionem como gambiarras ou improvisos.
Por mais urgente que seja, mesmo que a necessidade apareça na última hora, a Norma quer que a organização avalie a mudança e suas consequências. Nem sempre essas consequências são tão claras, e podem esconder sérios prejuízos. Ao fazer essa análise a organização aumenta as chances de escolher a melhor ideia e não a primeira e, além disso, de não ser surpreendida negativamente depois.
A organização deve verificar se o planejamento será interferido, se ainda conseguiremos entregar o que foi prometido ao cliente e qual o impacto dessa mudança.
Como atender à Norma?
Para atender a Norma, a organização precisa estabelecer um procedimento para controlar mudanças. Esse procedimento deve incluir um estudo das alternativas para realizar a mudança e suas consequências. Além disso, toda mudança deve ser autorizada por alguém que se responsabilize por ela.
Para comprovar que esse procedimento está sendo seguido, a organização deve arquivar as conclusões sobre cada avaliação e quem é o responsável por autorizar a mudança.
Como o Portal ISO pode ajudar?
O Portal ISO possui uma funcionalidade específica para registro da mudanças do nosso SGQ. Ela pode ser associada a diversos itens do nosso sistema de gestão da qualidade, inclusive processos, produtos e serviços. O Portal ISO possui também uma funcionalidade específica para registro de análises críticas do nosso SGQ. Ela pode ser associada a diversos itens do nosso sistema de gestão da qualidade, inclusive às mudanças, aos processos, aos produtos e serviços do SGQ.
O Portal ISO é um software completo para gestão da qualidade, desenvolvido pela RegistroCom.Com em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o Portal ISO, um software de gestão da qualidade com qualidade ISO 9001, segurança ISO 27001, melhor preço do mercado, teste grátis e muito mais.
O que a Norma diz?
“8.5.6 Controle de mudanças
A organização deve analisar criticamente e controlar mudanças para produção ou provisão de serviços na extensão necessária para assegurar continuamente conformidade com requisitos.
A organização deve reter informação documentada, que descreva os resultados das análises críticas de mudanças, as pessoas que autorizam a mudança e quaisquer ações necessárias decorrentes da análise crítica.”
Veja mais em:
8.1 Planejamento e controle operacionais
8.2 Requisitos para produtos e serviços
8.2.1 Comunicação com o cliente
8.2.2 Determinação de requisitos relativos a produtos e serviços
8.2.3 Análise crítica de requisitos relativos a produtos e serviços
8.2.4 Mudanças nos requisitos para produtos e serviços
8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.1 Generalidades
8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento
8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento
8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento
8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento
8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento
8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente
8.4.1 Generalidades
8.4.2 Tipo e extensão do controle
8.4.3 Informação para provedores externos
8.5 Produção e provisão de serviço
8.5.1 Controle de produção e de provisão de serviço
8.5.2 Identificação e rastreabilidade
8.5.3 Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos
8.5.4 Preservação
8.5.5 Atividades pós-entrega
8.5.6 Controle de mudanças
8.6 Liberação de produtos e serviços
8.7 Controle de saídas não conformes