Guia completo: ISO 9001 >> 8 Operação >> 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento
Pra que serve esse item?
“Se você não pode medir, não pode gerenciar” essa frase é de Peter Drucker, o pai da administração moderna. Ela sintetiza a importância de se realizar medições para poder controlar qualquer processo, inclusive o de projeto e desenvolvimento.
Exemplo
No Brasil o curso universitário mais concorrido e difícil de passar é o de Medicina, especialmente em universidades federais. Uma pessoa que deseja ser aprovado em um curso gratuito de Medicina precisa ir bem em todas as disciplinas da prova. Estudar muito todas as matérias é o começo, mas pode não ser o suficiente. Todo mundo tem mais facilidade em alguns assuntos do que em outros, mas detectar isso nem sempre é tão fácil. Para isso, é importante que os candidatos resolvam exercícios e simulados, mas que também analisem o resultado alcançado. Assim, o estudante consegue definir melhor quais conteúdos precisam de mais tempo de estudo.
Zeca Pagodinho canta “deixa a vida me levar”, se isso for aplicado na vida de uma pessoa ou em uma organização os resultados alcançados podem ser bem diferentes do planejado inicialmente. As etapas do projeto precisam ser controladas para que os ajustes necessários sejam detectados e providenciados.
O que a Norma quer dizer?
Assim como em um carro, quem determina quando ele irá parar ou seguir precisa estar no volante, a Norma quer que a organização esteja no volante dos seus projetos, que esteja no controle, que saiba quando acelerar ou frear e dê o comando adequado.
Se a organização estiver controlando seus projetos os resultados serão otimizados e as chances de sucesso serão maiores. Assim, será mais fácil detectar falhas no planejamento e efeitos indesejáveis ou inesperados e tomar as providências necessárias ajustar a direção do projeto.
A Norma quer que a organização acompanhe a forma que o projeto e desenvolvimento vai assumindo para poder alterá-la sempre que necessário.
Como atender à Norma?
O controle do processo de projeto e desenvolvimento deve garantir alguns itens mencionados pela Norma, como por exemplo:
os resultados a serem alcançados estejam definidos: a organização deve definir os resultados pretendidos, a partir dessa definição conseguiremos avaliar se estamos nos aproximando ou nos afastando do resultado desejado.
análises críticas sejam conduzidas para avaliar a capacidade dos resultados atenderem a requisitos: é importante analisar como os resultados pretendidos atendem as características do produto ou serviço, para garantir que alcançando esses resultados estamos atingindo as características determinadas.
atividades de verificação e validação sejam conduzidas para assegurar que os requisitos sejam atendidos: incluir atividades de verificação e validação ajudarão a avaliar se o que foi planejado está sendo alcançado.
Veja a diferença entre Análise Crítica, Verificação e Validação.
quaisquer ações necessárias sejam tomadas sobre os problemas encontrados: ao definir os resultados a serem alcançados, realizar análise crítica e atividades de verificação e validação, o objetivo não é apenas encontrar problemas, mas justamente realizar ações necessárias para corrigi-los
informação documentada sobre essas atividades seja retida: essas atividades podem ser registradas em formulários ou gerar relatórios onde as informações relevantes ficarão armazenadas.
Análises críticas, verificação e validação podem ser conduzidas separadamente ou combinadas em uma mesma atividade, isso irá variar de acordo com a determinação da organização e os tipo de produtos e serviços.
Como o Portal ISO pode ajudar?
O Portal ISO pode controlar diversas informações do SGQ automaticamente, como atraso na realização de atividades, indicadores de desempenho abaixo da meta e validade de documentos. Podemos usar o Portal ISO na aplicação de alguns controles necessários aos nossos projetos. No Portal ISO a gestão de resultados é muito mais fácil, nele temos diversos relatórios gerados automaticamente, que podem ser segmentados de acordo com as informações mais relevantes de cada situação.
O Portal ISO é um software completo para gestão da qualidade, desenvolvido pela RegistroCom.Com em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o Portal ISO, um software de gestão da qualidade com qualidade ISO 9001, segurança ISO 27001, melhor preço do mercado, teste grátis e muito mais.
O que a Norma diz?
“8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento
A organização deve aplicar controles para o processo de projeto e desenvolvimento para assegurar que:
a) os resultados a serem alcançados estejam definidos;
b) análises críticas sejam conduzidas para avaliar a capacidade de os resultados de projeto e desenvolvimento atenderem a requisitos;
c) atividades de verificação sejam conduzidas para assegurar que as saídas de projeto e desenvolvimento atendam aos requisitos de entrada;
d) atividades de validação sejam conduzidas para assegurar que os produtos e serviços resultantes atendam aos requisitos para a aplicação especificada ou uso pretendido;
e) quaisquer ações necessárias sejam tomadas sobre os problemas determinados durante as análises críticas ou atividades de verificação e validação;
f) informação documentada sobre essas atividades seja retida.
NOTA Análises críticas de projeto e desenvolvimento, verificação e validação têm propósitos distintos. Elas podem ser conduzidas separadamente ou em qualquer combinação, como for adequado para os produtos e serviços da organização.“
Veja mais em:
8.1 Planejamento e controle operacionais
8.2 Requisitos para produtos e serviços
8.2.1 Comunicação com o cliente
8.2.2 Determinação de requisitos relativos a produtos e serviços
8.2.3 Análise crítica de requisitos relativos a produtos e serviços
8.2.4 Mudanças nos requisitos para produtos e serviços
8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.1 Generalidades
8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento
8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento
8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento
8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento
8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento
8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente
8.4.1 Generalidades
8.4.2 Tipo e extensão do controle
8.4.3 Informação para provedores externos
8.5 Produção e provisão de serviço
8.5.1 Controle de produção e de provisão de serviço
8.5.2 Identificação e rastreabilidade
8.5.3 Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos
8.5.4 Preservação
8.5.5 Atividades pós-entrega
8.5.6 Controle de mudanças
8.6 Liberação de produtos e serviços
8.7 Controle de saídas não conformes