Guia completo: ISO 9001 >> 8 Operação >> 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento
Pra que serve esse item?
Muitas vezes um projeto inicia nesta etapa, na determinação das características do produto ou serviço que iremos desenvolver. Precisamos definir o que estamos nos propondo a atender e o que precisamos atender. Essas características podem ter origens diferentes, mas serem igualmente importantes. A organização deve estar atenta para considerar demandas de clientes, da legislação, do produto, da organização e etc.
Exemplo
Imagine que uma organização percebeu uma demanda dos seus clientes que não está sendo atendida e decidiu desenvolver um produto pensando em atendê-los. Os clientes reclamam dos fones de ouvido disponíveis no mercado, que o volume é muito limitado, eles gostariam de encontrar fones mais potentes. Então a organização decide que irá desenvolver o fone de ouvido mais potente do mercado. Mas e se existir uma lei que limita essa potência? Na verdade, mesmo que não exista lei, se a organização tiver um compromisso com a saúde dos clientes isso deve ser considerado para limitar a potência dos fones.
Atender as necessidades dos clientes, a princípio, não é um problema, desde que outros fatores igualmente importantes sejam considerados. Uma demanda de cliente pode ir contra a legislação, pode estar fora daquilo que a organização tem condições de fazer e até prejudicar o próprio produto. A organização precisa levar tudo isso em consideração.
O que a Norma quer dizer?
A Norma quer que a organização determine as características essenciais do produto ou serviço que está sendo projetado e desenvolvido. Essas características servirão para orientar todo o projeto e o desenvolvimento. Se essa definição for bem realizada, evitará retrabalho e possibilidades de cancelamento do projeto.
Alguns conflitos podem ocorrer entre demandas de clientes e legislação, por exemplo. Esses conflitos precisam ser identificados e resolvidos. Quanto antes esses conflitos forem encontrados e eliminados, menor será o impacto no projeto e no desenvolvimento.
“Não existe vento favorável para quem não sabe onde deseja ir”, a Norma quer que a organização determine aonde deseja ir. Mas quer que isso seja feito através de uma análise ampla da necessidade dos envolvidos, incluindo os objetivos da própria organização.
Como atender à Norma?
Para determinar as características essenciais do produto ou serviço que será desenvolvido, a Norma menciona alguns itens que devem ser considerados, por exemplo:
requisitos funcionais e de desempenho: a organização precisa analisar a natureza do tipo de produto ou serviço, para determinar funções que precisa incluir e o desempenho necessário.
informação derivada de projetos similares anteriores: procure por projetos anteriores, semelhantes ao que está sendo desenvolvido, é interessante observar o que deu certo e o que deu errado.
requisitos estatutários e regulamentares: a legislação aplicável deve ser respeitada.
Essa análise irá auxiliar na definição das características do novo projeto, essa definição deve ser completa e adequada a realidade da organização. Além disso, possíveis ambiguidades e conflitos encontrados precisam ser eliminados.
O resultado dessa análise, que é a definição das características essenciais do produto ou serviço, deve ser documentado e arquivado. Assim, a organização poderá consultar esses dados sempre que desejar.
Como o Portal ISO pode ajudar?
No Portal ISO, o gerenciamento da documentação do nosso SGQ é completo. Nossos documentos e registros podem ser criados diretamente no software ou, se eles já existirem, podem ser importados para o software. No Portal ISO, a gestão da informação é muito mais fácil, incluindo a gestão do conhecimento organizacional necessário para o desenvolvimento de novos projetos. O conhecimento adquirido no desenvolvimento de projetos pode ser registrado diretamente no Portal ISO ou pode ser inserido como anexo.
O Portal ISO é um software completo para gestão da qualidade, desenvolvido pela RegistroCom.Com em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o Portal ISO, um software de gestão da qualidade com qualidade ISO 9001, segurança ISO 27001, melhor preço do mercado, teste grátis e muito mais.
O que a Norma diz?
“8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento
A organização deve determinar os requisitos essenciais para os tipos específicos de produtos e serviços a serem projetados e desenvolvidos. A organização deve considerar:
a) requisitos funcionais e de desempenho;
b) informação derivada de atividades similares de projeto e desenvolvimento anteriores;
c) requisitos estatutários e regulamentares;
d) normas ou códigos de prática que a organização tenha se comprometido a implementar;
e) consequências potenciais de falhas devidas à natureza de produtos e serviços.
Entradas devem ser adequadas aos propósitos de projeto e desenvolvimento, completas e sem ambiguidades.
Entradas conflitantes de projeto e desenvolvimento devem ser resolvidas.
A organização deve reter informação documentada de entradas de projeto e desenvolvimento.”
Veja mais em:
8.1 Planejamento e controle operacionais
8.2 Requisitos para produtos e serviços
8.2.1 Comunicação com o cliente
8.2.2 Determinação de requisitos relativos a produtos e serviços
8.2.3 Análise crítica de requisitos relativos a produtos e serviços
8.2.4 Mudanças nos requisitos para produtos e serviços
8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.1 Generalidades
8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento
8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento
8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento
8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento
8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento
8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente
8.4.1 Generalidades
8.4.2 Tipo e extensão do controle
8.4.3 Informação para provedores externos
8.5 Produção e provisão de serviço
8.5.1 Controle de produção e de provisão de serviço
8.5.2 Identificação e rastreabilidade
8.5.3 Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos
8.5.4 Preservação
8.5.5 Atividades pós-entrega
8.5.6 Controle de mudanças
8.6 Liberação de produtos e serviços
8.7 Controle de saídas não conformes