Guia completo: ISO 9001 >> 7 Apoio >> 7.1 Recursos >> 7.1.5 Recursos de monitoramento e medição
7.1.5.2 Rastreabilidade de medição
Pra que serve esse item?
Medições e monitoramentos são realizados para proporcionar confiabilidade aos processos ou para que possamos avaliar alguma coisa. É muito importante que esse procedimento seja confiável, do contrário não conseguiremos verificar o que desejamos ou iremos realizar uma avaliação equivocada.
Exemplo
Imagine nossa vizinha batendo na nossa porta e gritando “milagre, aconteceu um milagre”. Nós, curiosos, vamos verificar o que aconteceu e ela diz espantada emagreci 10kg de ontem para hoje, sem fazer muito esforço. Podemos dizer que se isso realmente aconteceu, é um milagre, mas pode ser que não seja um milagre, mas um erro. Por exemplo, pode ser que ela tenha anotado errado a pesagem do dia anterior ou do dia atual. Pode ser que no dia anterior ela estivesse usando roupas muito pesadas ou segurando uma sacola pesada. Ou ainda a balança estivesse descalibrada em um dos dois dias.
Para descobrir se aconteceu um erro, teríamos que analisar os dados referentes as medições, o procedimento seguido por ela, as balanças utilizadas e o estado em que cada uma delas se encontra. E só podemos fazer isso se houver rastreabilidade.
O que a Norma quer dizer?
A ISO 9001 quer que a organização garanta a confiabilidade não só da medição, mas também da rastreabilidade das informações relativas a ela, quando isso for um requisito. Informações como a data da última calibração e da próxima calibração são importantes para sabermos se a calibração está seguindo o planejado.
A identificação correta e atualizada fará com que os colaboradores selecionem os equipamentos mais adequados. Do contrário, uma pessoa pode achar que está utilizando um equipamento calibrado e não estar. Além disso, os equipamentos devem ser protegidos de situações que possam levar a perda da calibração, como mau uso ou armazenamento incorreto.
Além de garantir que os equipamentos utilizados para medir e monitorar estão corretos, a Norma quer que a organização mantenha as informações relativas a calibração associadas a cada equipamento. Assim, a organização terá um controle maior, em relação a origem dos resultados de cada monitoramento e medição. Para garantir a rastreabilidade, além de saber qual equipamento foi utilizado, precisamos saber também o estado que esse equipamento se encontrava durante a medição ou monitoramento.
Como atender à Norma?
A ISO 9001 menciona alguns cuidados que a organização deve ter em relação os equipamentos de medição quando a rastreabilidade de medição for necessária. Por exemplo, eles precisam ser:
verificados ou calibrados, ou ambos, a intervalos especificados, ou antes do uso;
identificados para determinar sua situação;
salvaguardados contra ajustes, danos ou deterioração que invalidariam a situação de calibração e resultados de medições subsequentes.
Se em algum momento um equipamento for constatado como inapropriado, a organização deverá avaliar se as últimas medições realizadas com ele foram afetadas e tomar as ações necessárias.
Como o Portal ISO pode ajudar?
No Portal ISO é possível abordar a calibração de diferentes formas, de acordo com a necessidade de cada organização. Por exemplo, é possível segmentar as responsabilidades referentes a cada etapa necessária para calibração, enviar notificações automáticas aos responsáveis e registrar as informações pertinentes coletadas.
O Portal ISO é um software completo para gestão da qualidade, desenvolvido pela RegistroCom.Com em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre o Portal ISO, um software de gestão da qualidade com qualidade ISO 9001, segurança ISO 27001, melhor preço do mercado, teste grátis e muito mais.
O que a Norma diz?
“7.1.5.2 Rastreabilidade de medição
Quando a rastreabilidade de medição for um requisito, ou for considerada pela organização uma parte essencial da provisão de confiança na validade de resultados de medição, os equipamentos de medição devem ser:
a) verificados ou calibrados, ou ambos, a intervalos especificados, ou antes do uso, contra padrões de medição rastreáveis a padrões de medição internacionais ou nacionais; quando tais padrões não existirem, a base usada para calibração ou verificação deve ser retida como informação documentada;
b) identificados para determinar sua situação;
c) salvaguardados contra ajustes, danos ou deterioração que invalidariam a situação de calibração e resultados de medições subsequentes.
A organização deve determinar se a validade de resultados de medição anteriores foi adversamente afetada quando o equipamento de medição for constatado inapropriado para seu propósito pretendido, e deve tomar ação apropriada, como necessário.”
Veja mais em:
7.1.1 Generalidades
7.1.2 Pessoas
7.1.3 Infraestrutura
7.1.4 Ambiente para operação dos processos
7.1.5 Recursos de monitoramento e medição
7.1.5.1 Generalidades
7.1.5.2 Rastreabilidade de medição
7.1.6 Conhecimento Organizacional
7.2 Competência
7.3 Conscientização
7.4 Comunicação
7.5 Informação Documentada
7.5.1 Generalidades
7.5.2 Criando e atualizando
7.5.3 Controle de informação documentada